Automóveis elétricos

Carrinhas Elétricas

Carrinhas | Pergunta de um milhão de dólares: quem lançará a primeira elétrica?

A agenda das marcas parece comum: colocar 'as fichas todas' de novos modelos elétricos em Utilitários ou SUV. Aceitam-se apostas sobre a pioneira das carrinhas elétricas.

BMW 530e Touring Carrinha Híbrida Plug-in Vista Exterior

A alta voltagem vai tomar conta da propulsão automóvel nas próximas décadas. Nada será como dantes. A Tesla está a tornar-se a marca automóvel mais valiosa do mundo e as novas propostas 100% elétricas são quase todas de carroçarias SUV ou Utilitários. Pergunta de um milhão de dólares: quem lançará a primeira carrinha elétrica?

 

Os monovolumes estão em vias de extinção. Mas se Darwin ainda fosse vivo, talvez intuisse que automóveis de um único volume seriam o passo intermédio da 'evolução da espécie' para um conceito que conjugasse o espaço de um familiar, o aspeto atlético de um todo o terreno e a silhueta de um desportivo. Nasceram os SUV. O Nissan Qashqai é talvez o primeiro modelo a massificar um conceito que está a tornar-se transversal. Rolls-Royce, Bentley, Lamborghini ou Maserati nunca tiveram um monovolume e ainda hoje não têm uma carrinha no catálogo mas todas cederam aos encantos dessa espécie de 'jipe' não tão rústico, que em formatos do XS ao XL, está a conquistar o público feminino.

A questão que intriga, é saber porque estão a multiplicar-se as carrinhas híbridas plug-in - 20 opções já lançadas em Portugal ou com lançamento nos próximos meses - mas opções 100 por cento elétricas... nem uma sequer. A plataforma tem espaço de sobra para alojar baterias de boa capacidade, é um formato de carroçaria que ainda apaixona dos 8 aos 88 anos além de cativar gostos masculinos ou femininos.

 

Poker Face: i5 Touring, a pioneira?

Parece uma questão de tempo até que alguma marca avance neste sentido. À falta de certeza, fica uma pista: a agenda da BMW até 2023, prevê o lançamento de 25 modelos eletrificados e elétricos. E os sinais cada vez claros de que a geração do Série 5 a lançar nesse ano terá uma versão 100 por cento elétrica, serão um sinal de que a 5 Touring será 'a primeira'?

 

BMW i5 Concept: precursor da primeira carrinha elétrica?

 

Apostamos que sim. O futuro i5 deverá estar equipado com três motores elétricos e entregar 720 cv, valor que permitiria transformar uma i5 Touring num must have de alta performance. Os renders publicados na L' Automobile Magazine e na Auto Express, apontam para uma berlina de estética arrebatadora.

O problema maíusculo das grandes berlinas é a quebra de popularidade em mercados como o europeu. As carrinhas, por seu lado, continuam com razoável desempenho comercial. Outra questão levantada aos automóveis elétricos é a falta de alma: os EV entregam quase imediato toda a potência e binário, nas drag races arrasam os carros com motor de combustão e é tudo em termos emoção.

Quem melhor do que a BMW ou a Porsche para encher de alma o comportamento de um elétrico? Além disso, as linhas agressivas do i5 assentariam como uma luva em versão Touring. As marcas podem fazer poker face sobre a primeira carrinha elétrica mas apostamos de que a pioneira ostentará a (cada vez mais proeminente) grelha dos modelos de Munique.

 

Perfil: BMW 530e xDrive Touring

Perfil: BMW 530e xDrive

Perfil: BMW 545e xDrive

 

Fontes: Press BMW Group, Auto Express, L' Automobile Magazine